Urologista: O que trata e como saber a hora de procurar esse profissional?

O urologista e o médico responsável pela saúde dos órgãos reprodutores masculinos. E se você pensa que ele só cuida dos homens, se engana. O profissional também é responsável por tratar o sistema urinário de homens e mulheres.

Os exames de diagnósticos e prevenção de doenças como o câncer de bexiga e infecções urinárias são realizados pelo urologista. Além de ser capacitado para o tratamento clínico e cirúrgico de doenças. Esta especialidade pode atender desde o recém-nascido até idosos. Por ser uma área bastante abrangente, o profissional atua da forma que mais lhe for interessante.

Para ser um médico urologista, o profissional precisa ter formação em medicina, além de residência médica em cirurgia geral e depois a especialização em urologia. Ao total, são 11 anos de formação, somando o tempo de graduação e residência médica.

Alguns dos segmentos da urologia são:

– Andrologia: profissional que cuida especificamente do sistema reprodutor masculino;

– No tratamento e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs);

– Urologia feminina: o profissional se especializa nos problemas que acometem o trato urinário das mulheres;

– Uropediatria: Para tratar dos órgãos e trato urinário das crianças

– Uroneurologia: Em que o médico atual especialmente em casos de doenças urinárias consequentes de distúrbios neurológicos;

– Uro-Oncologia: Para diagnosticar e tratar tumores urológicos.

Quando devo procurar um urologista?

As mulheres começam a ir ao ginecologista bem cedo, já os homens não costumam ter o hábito de visitar o médico regularmente. Muitos deixam para buscar ajuda em um consultório quando já estão em estado avançado de doenças.

As consultas com um urologista devem começar ainda na puberdade, a princípio, para que o profissional possa alertá-lo sobre doenças sexualmente transmissíveis e os cuidados no início da atividade sexual.

Em homens mais velhos, a rotina de consultas e exames anuais devem acontecem a partir dos 50 anos para avaliar a próstata através do toque retal, mesmo que não haja sintomas. Em casos onde haja familiares próximos com câncer de próstata, é necessário que as consultas sejam feitas uma vez por ano a partir dos 40 anos de idade.

Quando são apresentados sintomas que envolvem o sistema urinário como dificuldades de urinar, dores e idas ao banheiro para urinar frequentemente, o médico urologista deverá ser consultado.

O urologista também é responsável por tratar algumas dessas doenças, como:

– Incontinência urinária;

– Dificuldade para urinar;

– Infecções urinárias;

– Pedra nos rins;

– Impotência sexual;

– Ejaculação precoce;

– Infertilidade;

– Varicocele;

– Problemas relacionados à próstata.

Fique atento aos sintomas do seu corpo, ao sentir qualquer alteração, não hesite em buscar ajuda de um urologista. Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Rodrigo Carvalho, referência em urologia em Brasília.