Andropausa: causas, sintomas e tratamento

A andropausa, também conhecida como a menopausa masculina, é um processo natural do homem onde ele passa a ter uma diminuição lenta da testosterona no sangue, hormônio responsável por controlar o desejo sexual, a ereção e a produção de espermatozoides. Surge, geralmente, por volta dos 50 anos, causando sintomas como:

– Redução do desejo sexual;

– Perda de massa muscular;

– Alterações no humor;

– Cansaço;

– Pele;

– Anemia;

– Aumento da gordura visceral;

– Sensação de perda de energia.

Os sintomas da andropausa não são considerados de maneira igualitária entre todos os homens, devido ao estilo de vida que o paciente possa levar, incluindo os hábitos de vida e o desenvolvimento do processo de envelhecimento. Porém, para aqueles que já apresentam a queda hormonal de testosterona terão alguns desses principais sintomas.

A andropausa pode ser diagnosticada através do cálculo da dosagem de testosterona no sangue, isso porque os níveis baixos do hormônio podem caracterizar esta fase. Além disso, outros exames também podem ser necessários. O diagnóstico deve ser feito por um endocrinologista.

O tratamento para a andropausa é a reposição hormonal, que deverá ser feita até o fim da vida. A reposição poderá ser feita através de algumas dessas opções:

Adesivos: Uma forma indolor e menos invasiva de receber a reposição de testosterona. Ele é colado na pele dos braços, coxas, abdômen ou costas onde o hormônio é absorvido lentamente pelo organismo.

Injeção: Muito comum no Brasil, as invenções são aplicadas de uma a duas vezes por mês. Elas possuem contraindicações para homens com doenças cardíacas, renais ou com muito cálcio no sangue.

Comprimidos: Geralmente, devem ser consumidos após as refeições em doses diárias. Não são todos os homens que podem tomá-lo, pois, assim como as injeções, possui contra indicações em casos de doenças hepáticas, cardíacas, renais ou com altos níveis de cálcio no sangue.

Marque agora mesmo uma consulta com o Dr. Rodrigo Carvalho, médico urologista referência em Brasília, e tire todas as suas dúvidas sobre esse e outros assuntos.