Entenda a evolução do tumor renal

O tumor renal é a terceira maior neoplasia do sistema geniturinário, sendo uma das doenças com maior índice de mortalidade quando não tratada no início. O câncer se forma quando as células renais crescem de forma desordenada.

Há diversos tipos de tumores renais, sendo mais comum o chamado carcinoma de células renais do tipo células claras. Outros tumores renais existentes são os cromófobo, carcinoma medular, de ducto coletor, mucinoso tubular, entre outros.

Fatores de risco

Apesar de não existir uma causa específica para o surgimento do tumor renal, alguns dos fatores mais evidentes são:

– Idade;

– Tabagismo;

– Obesidade;

– Hipertensão;

– Exposição a substâncias nocivas;

– Casos na família.

Sintomas do tumor renal

Geralmente, o problema não apresenta sintomas aparentes, sendo mais comum observá-los apenas em sua fase tardia, quando o tumor já está grande. Em casos mais graves pode surgir sinais como dores abdominais, inchaço, perda de peso e sangue na urina.

Procurar tratar o tumor quando está em sua fase inicial garante mais chances de cura.

O melhor tratamento indicado irá depender do estágio do câncer, além da saúde do paciente. Tumores pequenos, em idosos ou pessoas com doenças graves passam por um monitoramento contínuo para avaliação constante, pois esses tumores podem não crescer ou evoluir de forma lenta.

Alguns dos procedimentos para tratamento do tumor renal são:

– Nefrectomia Radical Laparoscópica:  Método não invasivo, com menos danos estéticos ao corpo, menor tempo de internação e menor chance de infecção. Entretanto, a cirurgia laparoscópica só pode ser feita em casos específicos.

– Nefrectomia radical: É o método mais usado para o câncer de rim, removendo o órgão, a glândula adrenal, seus revestimentos e os linfonodos regionais.

Diferente de outros cânceres, o tumor renal tem uma baixa resposta à quimioterapia e a radioterapia após a cirurgia. Nesses casos, utiliza-se a imunoterapia com interferon ou interleucina, método que apresenta alta resposta, além de possuir alto índice de toxicidade.

Não descuide da sua saúde, mantenha seu exames em dia e a qualquer sinal de que algo não vai bem, procure ajuda médica. Agende uma consulta com o Dr. Rodrigo Carvalho e tire essa e outras dúvidas sobre o tratamento para tumores renais disponíveis.