Cirurgia Robótica

Conheça a cirurgia robótica para tratamentos de câncer na próstata

Referência em urologia na capital, o médico Dr. Rodrigo Carvalho chega inovando no tratamento do câncer de próstata com a cirurgia robótica no Centro Oeste. Auxiliado pelo robô Da Vinci, a técnica passa a ser menos dolorosa e invasiva, trazendo mais praticidade a pacientes diagnosticados com a doença. A novidade promete uma ótima recuperação, com menos complicações pós-operatórias, aumentando as chances da preservação da potência sexual e evitando a incontinência urinária.

Outro benefício do novo método tecnológico é a precisão quanto ao problema, incluindo menores riscos de sangramentos, preservando os nervos da próstata. A cirurgia tem duração aproximada de 2 a 3 horas e meia, onde o cirurgião, através de um console, executa movimentos cirúrgicos bem precisos com os braços do robô. Através de imagens em alta definição, ampliadas em até 15 vezes, o equipamento de última ponta detectar e filtrar eventuais tremores das mãos do médico, trazendo perfeição ao procedimento.

Apesar de novo no Brasil – em Brasília, o procedimento existe há apenas 9 meses – a cirurgia robótica é usada a muito tempo em outros países. “Nos Estados Unidos, aproximadamente 90% das cirurgias de câncer de próstata são feitas por robô, então, é uma tecnologia que já é consolidada”, explica Dr. Rodrigo.

O médico explica que não somente a cirurgia de câncer de próstata pode ser realizada com a tecnologia robô. Outras doenças como tumores renais e todas as cirurgias laparoscópicas são possíveis de tratamento com a cirurgia robótica.

Causas, sintomas e a importância da procura pelo tratamento do câncer de próstata

Muito comum em homens idosos, o câncer na próstata é um tumor que afeta a glândula localizada abaixo da bexiga, envolvendo a uretra. Quanto mais avançado, maior é a agressividade do problema, causando dificuldade para urinar e dor. Com isso, o diagnóstico precoce é muito importante para o controle e cura total da doença.

Fatores de risco como casos na família, má alimentação, sedentarismo e obesidade são as principais causas para o surgimento do problema. Inicialmente, a maioria dos pacientes não apresentam sintomas totalmente aparentes. Nenhuma anormalidade é possível de ser identificada apenas com um toque. Manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e ter um acompanhamento médico anual contribuem para a melhora da saúde e na prevenção do câncer.

Agende agora mesmo a sua consulta com o Dr. Rodrigo Carvalho, referência em urologia em Brasília e tire todas as suas dúvidas sobre a inovadora cirurgia robótica para o tratamento do câncer de próstata.